O Diabetes é caracterizado pelo aumento persistente da glicose, o “açúcar” no sangue, seja pela falta de insulina (o que acontece no Diabetes Tipo 1) ou por resistência à ação da insulina (o que acontece no Diabetes tipo 2 e Diabetes Gestacional)

🔹️Tipos: Os mais comuns são o Diabetes Tipo 2 (90% dos casos), Diabetes tipo 1, Diabetes Gestacional, MODY

🔹 Fatores de Risco para o Diabetes tipo 2, o mais comum:
👉Alimentação incorreta
👉Sedentarismo
👉Sobrepeso/obesidade
👉História familiar
👉Acomete principalmente adultos

🔹Fatores de risco para o Diabetes Tipo 1:
👉Autoimune (o próprio organismo produz anticorpos que destroem as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina)
👉Infeções virais parecem ser as maiores responsáveis pelo desencadeamento dessa autoimunidade
👉 Acomete principalmente crianças e adolescentes

🔹️Rastreio:
👉O Diabetes tipo 2 geralmente é silencioso. Quando começa a apresentar sintomas, pode ocorrer excesso da ingesta de água, excesso de urina e emagrecimento. Nestes casos, a instalação da doença já ocorreu há algum tempo
👉 Pacientes assintomáticos devem realizar o rastreio a partir dos 45 anos. Antes disso, independente da idade, em caso de: sedentarismo, excesso de peso, hipertensão, colesterol alterado, história familiar
👉 Para o Diabetes tipo 1 a abertura do quadro é abrupta, com muita sede, urinando em excesso, comendo normalmente ou até maior quantidade e perdendo peso e se não diagnosticado e tratado, evolui com a complicação grave, Cetoacidose Diabética

🔹️Diagnóstico:
Realizado por meio de exames de sangue específicos. Dois exames alterados fecham o diagnóstico.
Ou em caso desses sintomas de muita sede, muita urina, perda de peso uma glicemia ao acaso maior que 200 mg/dl estabelece o diagnóstico

🔹️Tratamento:
Além da medicação (escolha dependerá do nível da hiperglicemia, das outras doenças presentes, de qual tipo de diabetes) é essencial associar exercício físico regular e alimentação adequada (boas escolhas e quantidade corretas).
O objetivo é controlar os níveis de açúcar no sangue, assim como controlar peso, pressão, colesterol, a fim de evitar complicações nos rins, visão, pés (perda da sensibildade, dor, amputação), coração (infarto, insuficiência cardíaca) e cabeça (AVC, o derrame cerebral).